São Bernardo do Campo / SP - segunda-feira, 26 de junho de 2017

Doença de Alzheimer

Doença de Alzheimer.

  • O que é?

A doença de Alzheimer é responsável por 50% a 60% de todos os casos de demência em todo o mundo. A demência é uma síndrome degenerativa progressiva do cérebro que afeta a memória, o modo de pensar, o comportamento e as emoções. A fase final da doença é de total dependência e inatividade. Nessa fase, as pessoas já não têm mais a capacidade para cuidar de si mesmas e não reconhecem seus parentes, amigos e objetos familiares. Isto representa uma carga pesada para as famílias e para o sistema de assistência médica.

  • Quantos sofrem dela?

Estima-se que no mundo inteiro existam atualmente cerca de 11 milhões de pessoas com a doença de Alzheimer. A projeção é de que esta cifra chegue a quase o dobro até o ano 2025.

  • O que se pode fazer? 

Atualmente não existe cura para a doença de Alzheimer. Durante os últimos cinco anos, o número de medicamentos criados ou estudados para uso por pessoas com demência, particularmente a doença de Alzheimer, tem aumentado. Esses medicamentos parecem proporcionar alívio sintomático para alguns pacientes. O apoio para as pessoas com a doença de Alzheimer e para sua família pode vir de fontes diferentes (médicas, sociais, institucionais), porém muitas vezes sua disponibilidade é limitada.

Referência: OPAS (2001).